sexta-feira, 11 de julho de 2008

Cultura Nipônica: Mangás e Animes


Continuando sobre a cultura japonesa, vou falar de algo que minha filha gosta muito e os alunos, em geral, também: mangás e animes.

Os Mangás constituem as histórias em quadrinhos japonesas, enquanto os Animes (ou animês) são os desenhos animados (TV e cinema).

Este último apresenta conotações distintas para os japoneses e para os ocidentais, isto é, na visão do japonês, o anime é todo e qualquer desenho animado (estrangeiro ou nacional). Em compensação, para os ocidentais, o anime é o desenho animado proveniente do Japão.

Entre as principais características dos seus personagens (mangás e animes) se destacam os olhos, os quais - diferentemente dos orientais - são muito grandes, de traçados firmes, podendo aparecer sob diversas formas, arredondados ou rasgados, de modo a expressar o humor ou não do personagem.

Segundo pesquisa realizada, a razão mais aceita sobre estas carcaterísticas dos olhos reside na influência dos antigos desenhos da Disney e, também, da crença japonesa de que "os olhos são a janela da alma".

Entre as séries de mangá e de anime de maior sucesso, no mundo todo, temos o Naruto.

O Naruto foi criado, sob a forma de mangá, em 1999, por Masashi Kishimoto, com publicação, semanal, na revista Shonen Jump.

Em 2002, este foi adaptado para animação, sendo produzido - como anime - pelo Studio Pierrot e exibida pela TV Tokyo.

Em fevereiro de 2007, uma segunda série animada, Naruto: Shippuuden, passou a ser exibida na TV, assim como a segunda parte do mangá.

No mês de janeiro de 2007, o Brasil passou a exibir o referido desenho, através da TV por Assinatura, no canal Cartoon Network. No final do primeiro semestre do mesmo ano (julho), o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) também passou a exibir a série.


Fonte: Wikipédia, A Enciclopédia Livre
(Imagem capturada na rede)


Selecionei dois vídeos para a "galera" que curte o Naruto... Espero que gostem (apesar das músicas não serem originais)!

1.Naruto La Historia de Las Colas del Zorro



2.Naruto and Hinata









3 comentários:

  1. professora eu adorei os videos é show de bola.
    fabricio da 602 assis.

    ResponderExcluir
  2. Julio Cezar-Muito legal o que a senhora falou da cultura japonesa principalmente o que a senhora falou do anime do Naruto q é novo na Tv aberta e esta fazndo a cabeça da galera adolescente.Parabéns

    ResponderExcluir