domingo, 6 de julho de 2008

Multinacionais ou Transnacionais?


Muitos autores adotam as expressões multinacionais e transnacionais como sinônimos. Outros, no entanto, consideram diferenças peculiares entre elas, a saber:

. MULTINACIONAIS > são empresas que mantêm filiais em vários países do mundo, comandadas a partir de uma sede situada no país de origem.

. TRANSNACIONAIS > são empresas cujas filiais não seguem as diretrizes da matriz, pois possuem interesses próprios e às vezes conflitantes com os do país no qual se originaram (Vesentini, 2003).

Ou ainda, são aquelas empresas que procuram se adaptar às singularidades e à cultura local do país onde se encontram instaladas.
 
Eu prometi, aos alunos de ambas as escolas em que trabalho (E.E. Assis Chateaubriand e E.M. Dilermando Cruz), que iria disponibilizar o endereço de um site para pesquisa a respeito do país de origem de certas empresas estrangeiras (multinacionais ou transnacionais), tal como está sendo feito o trabalho em cima do Hino Marketeiro.
 
Há muitos anos, eu trabalho em cima desta versão do Hino Nacional, acerca da economia global, com a expansão e distribuição de empresas estrangeiras (multinacionais) nos países subdesenvolvidos e, neste caso, especificamente, em nosso território, cujo cenário se aplica também às nacionais.
 
Quero deixar bem claro que a intenção da atividade com o Hino Marketeiro ou Hino das Propagandas é meramente de caráter didático, tendo em vista o assunto que estamos estudando, que envolve as caarcterísticas do capitalismo, o fenômeno da Globalização, o poder da industrialização e da sociedade de consumo, entre outros aspectos.
 
Como sabemos, o hino é um dos símbolos nacionais e o nosso objetivo aqui não é de desrespeito, mas sim de discutirmos a intenção do autor ao criar esta paródia.
 
Eu desconheço a autoria desta versão do Hino Nacional (paródia) e, apesar de saber que o Hino é um dos Símbolos Nacionais, quero deixar bem claro - aqui - que a intenção não é de desrespeito, mas sim de discutirmos a intenção do autor ao criar esta versão.
 
Quanto ao endereço do site que prometi, acessem e anotem o endereço abaixo, pois este pode ser útil no futuro. Quem sabe?!
 
 
Os demais, que não constam nesta fonte, devem ser pesquisados na Internet, tal como se procede a busca de qualquer tema específico. Bom trabalho!
(Imagem capturada na rede)

20 comentários:

natalia altieri disse...

adorei o seu blog, ele é muito util para quem está no ensino medio e precisa de respostas e explicações diretas e sem enrrolação para os assuntos estudados. Adorei a forma como você colocou a diferença entre as multinacionais e as transnacionais, pois muitos autores utilizam ambas as palavras como sendo sinonimos enquanto elas se tratam de palavras com significados bem diferentes. Adorei o post e o blog! :)

lary disse...

Otiimo blog..parabeens!

Anônimo disse...

muito bom esse blog!!!! totalmente direto e fácil de entender!bjs,ka@

Anônimo disse...

adorei o relógio q tá do lado esquerdo da janela!!!!lol

Anônimo disse...

eu achei esse blog uma total perda de tempo... :[(mas gostei do fundo verde)

Marli Vieira de Oliveira disse...

Anônimo,

A opinião crítica de cada um deve, com toda certeza, ser respeitada, mas a perda de tempo maior é aquela que a gente gasta e não contribui em nada.

E, certamente, este não é o caso deste espaço, pois ele foi idealizado - primeiramente - para atender os meus alunos (principalmente aqueles que se interessam em aprender mais, fora da sala de aula).

Peço desculpas, inclusive, por este não atender a sua expectativa. Mas, obrigada, por disponibilizar um pouco do seu tempo para deixar o seu comentário. Valeu!

Abraço

Anônimo disse...

O blog é com certeza tudo menos perda de tempo. Se não está interessado, não adianta vir fazer comentários chatos. Adorei o blog, meus parabéns! Tem sido muito útil sempre...

Anônimo disse...

É MUITO LEGAL SEU BLOG POIS FACILITOU MUITO A PESQUISA QUE A PROFESSORA PEDIU E NÃO ACHO QUE SEU BLOG É UMA PERDA DE TEMPO PQ SE "ELE OU ELA" ACHOU UM PERDA DE TEMPO ENTÃO PORQUE ENTROU NO SITE?
ACHO QUE É ALGUM ENGRAÇADINHO QUE GOSTA DE ZUAR COM O TRABALHO DAS PESSOAS!!!

Marli Vieira de Oliveira disse...

Aos Anônimos que comentaram por último,

Obrigada pelas palavras de vocês! É bom saber que o Blog está atendendo muitas pessoas, sobretudo, estudantes, pois este sempre foi o seu principal objetivo.

Obrigada pela visita e comentários.

Abraços

Anônimo disse...

De forma objetiva conseguiu fazer uma otima explicação do conteúdo...sanou completamente minhas dúvidas...muito bom!!

Genivâini disse...

Marli, meus parabéns pelo incrível trabalho! Apesar de não ser sua aluna e nem estar cursando o ensino médio (estou no segundo período de administração de empresas) eu tinha um dúvida sobre multi e transnacionais. Você conseguiu esclarecer tudo de forma simples e objetiva. Obrigada minha querida. Continue auxiliando seus alunos com esse mesmo carinho e dedicação, pois os professores com esse tipo de preocupação são muito raros. Abraços!

Tudo posso naquele que me fortaleçe disse...

obrigada, o seu site mim ajudou muito na pesquisa de geografia vlw!!

Anônimo disse...

eu também adorei este blog ajudo-me muito para um trabalho da faculdade
muito obrigado :)

Anônimo disse...

adorei pois esse blog ele nos proporciona bastante entendimento sobre o assunto que pesquisamos. parabéns pelo trabalho Marli Vieira vc nos ajuda muito.

Marli Vieira de Oliveira disse...

Genivâini e demais visitantes,

Obrigada pela visita e, sobretudo, pelos comentários e, podem ter certeza, fico feliz por saber que este espaço contribuiu direta e/ou indiretamente a cada um de vocês. Afinal, este é o objetivo dele, compartilhar temas de interesse comum ou curiosidades.

Um grande abraço,

Marli Vieira

Anônimo disse...

UAU! gostei muito sou estudante do ensino médio esse bimestre estou estudando a industrialização no Brasil e a muito tempo procuro uma definição simples, pratica e que vá direto ao ponto e seu blog foi o único que proporcionou isso, parabéns muito bom o trabalho.

Anônimo disse...

Amei muito obrigada agora tirei todas minhas duvidas sobre meu trabalho escolar agradeço!

Anônimo disse...

Eu pesquisei em outros sites e estavam falando que a multinacional é aquela que nasce em uma certa nação e levam seu seguimento para outras. E as transnacionais são aqueles que possuem uma matriz em uma certa região e atuam em outros locais também! Então pra mim, no seu blog eu não consegui entender muito bem, me deixou um pouco confusa!

Marli Vieira de Oliveira disse...

Anônimo, eu não sei em quais sites você pesquisou, mas quando você fala que as transnacionais têm a matriz em uma região e atuam em outros locais fica implícito que trata do mesmo país e aí este termo não se aplica. Como eu mencionei na matéria, para muitos autores, ambos os termos são considerados sinônimos, ou seja, são empresas estrangeiras, cuja matriz reside em um determinado país (na maioria em países desenvolvidos) e suas filiais se encontram espalhadas no mundo. Mas,Vesentini,geógrafo e autor de livros de renome nesta área do conhecimento especifica a diferença, a qual eu também adoto. Há controvérsias na literatura quanto a estas duas expressões: Multinacionais e Transnacionais.

Obrigada por sua visita e comentário. Espero ter contribuído. Um grande abraço.

Anônimo disse...

me ajudou um pouco. mais ta bom da pra entender...!!