quarta-feira, 30 de julho de 2008

Olhar Japonês: Série especial do Jornal da Globo

(Imagem capturada na Internet)

Pesquisando na Internet, descobri vídeos na Globo.com de reportagens sobre a cultura japonesa, que foram ao ar, no Jornal da Globo, no mês de junho.

Fazendo parte das comemorações dos “Cem Anos de Imigração Japonesa”, as reportagens fazem parte de uma série especial, intitulada “Olhar Japonês”, que foi exibida na semana de 09 a 13 de junho.

As reportagens mostram aspectos da cultura nipônica, enfocando desde a moda tradicional e a contemporânea, principalmente, em termos de vestuário e calçados, aos estilos musicais, o karaokê, os poemas, a arquitetura e os simbolismos existentes na relação casa e natureza configurados nos jardins.
Quem não assistiu, pode acessar e testemunhar, mais uma vez, a diversidade da cultura japonesa.

. A
primeira reportagem (Tempo: 6:23 min) retrata a moda no país, mostrando a versatilidade do emprego do tradicional e do contemporâneo. Este último sob a forte influência do mundo ocidental sobre o comportamento atual dos japoneses, principalmente, em termos de vestuário e calçados.

Você se arrisca em se vestir como uma “Lolita”, acompanhando o movimento Gothic Lolita, um dos maiores símbolos do Japão? Ou prefere o estilo “decora”, termo alusivo à árvore de Natal? Ou, ainda, prefere o vestir-se de forma tradicional, usando o Kimono?

Assista ao vídeo e opte...

. A
segunda reportagem
(Tempo: 6:37 min), com certeza vai agradar um número significativo de leitores, principalmente os da faixa infanto-juvenil, pois mostra o mundo das famosas histórias em quadrinhos (mangás) e das animações (animês).

. A terceira reportagem (Tempo: 6:16 min) da série mostra a arquitetura japonesa, construções e interiores que traduzem a cultura milenar sob a mistura de linhas simples e simbolismos, que traduzem serenidade, tal como o povo oriental se caracteriza.

Construções sólidas e, ao mesmo tempo, de estrutura flexível, de alta tecnologia, em razão da instabilidade tectônica, que responde por constantes terremotos e maremotos no país.

Além desses aspectos, destacam-se os jardins, com os seus elementos simbólicos de integração da casa com a natureza.

. A
quarta reportagem (Tempo: 5: 46 min) trata do Haikai, que é definido como um poema da sugestão, pois você não diz , apenas sugere. O mesmo, no Séc. XVII, foi associado ao pensamento budista (zen), ganhando e sugerindo a busca pelo equilíbrio.

Até, no Brasil, o Haikai influenciou alguns poetas e escritores.
A última reportagem da série (Tempo: 05:07 min) mostra a música moderna japonesa, resultante da absorção das influências do estilo musical ocidental, além do famoso Karaokê japonês.
Semana que vem, com a proximidade da Abertura dos Jogos Olímpicos, na China, vou postar alguns tópicos sobre este país emergente, o mais populoso e o terceiro maior em extensão territorial do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário