terça-feira, 9 de junho de 2009

Curiosidade: A Diferença entre Lixão, Aterro Controlado e Aterro Sanitário

Lixão: área a céu aberto destinada a receber os resíduos sólidos, sem nenhuma preparação prévia do solo e sem sistema de tratamento de efluentes líquidos, ou seja, de tratamento do chorume.
 
Em razão disso, os riscos de contaminação do solo, subsolo e lençol freático pelo chorume é inevitável. Os vetores são bastante comuns, como ratos, urubus, moscas etc., os quais colocam em risco à saúde das populações adjacentes, bem como dos próprios catadores de lixo.



Aterro Controlado: em geral, o aterro controlado surge após o lixão ter sido criado. Ele, na verdade, corresponde a um antigo lixão que passou por um processo de remediação da área do aterro. Isso significa que algumas medidas são tomadas a fim de que o mesmo passe a ser controlado, tais como: o isolamento do seu entorno para minimizar os efeitos do chorume, a canalização e tratamento adequado do chorume, a remoção dos gases produzidos em diferentes profundidades do aterro, recobrimento das células expostas na superfície, compactação adequada e gerenciamento do recebimento de novos detritos (lixo).
 
Aterro Sanitário: a área foi preparada previamente, antes do recebimento do lixo, com o nivelamento de terra e com o selamento de sua base com argila e mantas de PVC alta densidade (extremamente resistentes). Tais medidas impermeabilizam o solo, evitando que o chorume contamine o solo, o subsolo e o lençol freático.
 
O chorume é coletado e encaminhado, depois de depositado, um tempo, em um poço de acumulação para a estação de tratamento de efluentes.
 
Tanto a operação do aterro controlado quanto a do aterro sanitário prevê a cobertura do lixo, diariamente, evitando assim a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual.




Um comentário:

  1. Professora, eu pensava que lixão e aterro sanitário era tudo a mesma coisa, mais agora vejo que não pois no aterro sanitário tem mais higiene do que o lixão.
    P.S > eu não sabia que existia o "Aterro Controlado".

    ResponderExcluir